Pesquisa personalizada

sábado, 4 de abril de 2009

Novos horizontes e postagens


Acabo de postar uma série de Questões de Vestibular que vieram em sua grande maioria das provas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Estadual de Londrina (UEL), duas pioneiras na cobrança de Filosofia e Sociologia no seu processo seletivo. A UEL aplica também um aprova de Artes que é muito interessante, mas, temo que ainda muito distante do que a maioria dos alunos estudam nessa disciplina na maioria das escolas.

As provas que estão aqui são de cerca de dois anos atrás. Nesse período outras Universidades colocaram a prova de Filosofia em seus vestibulares, desenvolvendo diversos formatos e métodos. Aos poucos quero colocar aqui mais material, tanto no sentido didático, quanto de questões e informações sobre outras provas.

Não coloquei nenhuma forma de gabarito para as questões que acabei de postar. Talvez mais tarde faça isso, mas por enquanto acho desnecessário.

Se alguém tiver alguma dica ou questão me avisem.Construi esse blog para ajudar alunos e professores que tem que lidar com a dificuldade de encontrar material sobre filosofia em concursos vestibulares. Os alunos não devem se assustar (muito): já vi em concursos para professores federais questõe de múltipla escolha com enunciados como "São obras de Platão?", ou "Essa citaçãção é do filósofo?" etc. Outras pedem conteúdos tão específicos que chegam a ser absurdas. As questões de provas de Filosofia me parece que flertam com esses dois extremos: da irrelevância comparada ao especificamente específico. De qualquer forma, provas anteriores são um bom norte...

Abraço,

Marcos Carvalho Lopes

P.S.: Estou também pessoalmente numa fase de mudança: vim para o Rio continuar meus estudos. "Novos horizontes, se não for isso o que será..."

Nenhum comentário: